agosto 03, 2006

TIFON EN CHINA



03/08/2006 -
El Tifón "Prapiroon" puede superar la destrucción causada por el "Bilis"

Pequim, 3 ago (EFE).-

La tempestad tropical "Prapiroon" se transformó en tifón y los meteorologistas alertaron sobre su enorme potencial destructivo, que puede ser mayor que el de "Bilis", que provocó más de 600 muertes en julio, informó la prensa china.
O "Prapiroon" ("Deus da Chuva", em tailandês) se encontrava, segundo as últimas informações, a pouco mais de 300 quilômetros do litoral oeste da província de Cantão, no sul, com ventos de 12 graus na escala Beaufort, disse a agência oficial "Xinhua".
O tufão se desloca em direção noroeste, a 15 km/h, e sua força está aumentando. A estimativa é de que ele chegue à ilha de Hainan e ao oeste de Cantão na tarde ou noite de hoje.
Apesar da distância, a influência do tufão começou a ser sentida em Hong Kong na tarde de ontem. O forte vento derrubou mais de 10 contêineres de 12 metros de comprimento no porto da ilha, e provocou vários acidentes de trânsito, informou o jornal "South China Morning Post". Chuvas e ventos também começaram a afetar a província de Cantão.
Segundo o centro meteorológico nacional, a influência do tufão também vai chegar às províncias de Guangxi e Guizhou, e haverá chuvas de 100 a 180 milímetros. Por enquanto, Hainan, Cantão e Guangxi já mandaram evacuar 65 mil pessoas.
A temporada de tufões este ano começou mais de um mês antes do normal, com a chegada em maio do "Chanchu", e acumula um saldo de 700 mortos e 300 desaparecidos.